top of page

Lição: 11 a 17 de dezembro [Apocalipse 6–14]

“Eles (…) venceram pelo sangue do Cordeiro”







Essa semana nos capítulos 6–9, 11 de Apocalipse, João registra que viu um livro selado com sete selos, cada um representando mil anos da história da Terra. Esses capítulos tratam principalmente dos acontecimentos contidos no sétimo selo (Apoc. 8–9; 11:1–15). O capítulo 10 descreve um livro que João comeu. O livro representa uma futura missão que ele cumpriria. O capítulo 12 relata a visão do mal, que teve início nos céus, quando Satanás se revoltou e foi expulso. A guerra que ali começou continua a ser travada na Terra. No capítulo 13, João descreve os reinos corruptos da Terra, controlados por Satanás, e mostra o destino desses reinos, inclusive a destruição final do mal. O capítulo 14 descreve a retidão dos santos em meio ao mal, pouco antes da Segunda Vinda de Cristo.




Princípio 1: Jesus Cristo me ajuda a ficar limpo. Apocalipse 7:9, 13–14


João viu muitas pessoas em vestes “[branqueadas] no sangue do Cordeiro” (versículo 14). Pense em como essa visão poderia ajudar as crianças a entender a importância de nos tornarmos limpos por meio da Expiação de Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças algumas roupas brancas (ou gravuras delas) e uma gravura de Jesus. Leia Apocalipse 7:9, 13–14 para as crianças e peça a elas que apontem para a gravura e as roupas brancas cada vez que ouvirem a palavra branca. Explique-lhes que vestes brancas representam a purificação e nos lembram de que Jesus Cristo nos torna limpos de nossos erros.

  • Mostre às crianças um pedaço de tecido ou papel branco e deixe que elas o sujem riscando-o com uma caneta ou colocando sujeira nele. Explique que, quando desobedecemos aos mandamentos, é como se estivéssemos sujando nossas roupas. Mostre a gravura de Jesus no Getsêmani (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 56), jogue fora o tecido ou o papel sujo e mostre a elas um tecido limpo. Testifique que Jesus Cristo pode nos ajudar a nos tornarmos limpos.




  • Cantem uma música sobre o batismo, como “Quando eu for batizado” (Músicas para Crianças, p. 53), e testifique que Jesus nos ajuda a ficar limpos quando somos batizados.




Princípio 2: Demonstrei fé em Jesus Cristo na vida pré-mortal. Apocalipse 12:7–11


Na guerra nos céus, os filhos fiéis de Deus venceram Satanás “pela palavra do seu testemunho” e ao demonstrar fé em Jesus Cristo (Apocalipse 12:11). Eles continuam a fazer isso hoje.


Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a entender o que significa seguir o exemplo de alguém, escolha uma criança para ser o “líder” e peça às outras que a sigam fazendo tudo que ela fizer. Depois, deixe que outra criança seja o líder. Leia Apocalipse 12:7–11 para as crianças e explique-lhes que, antes de nascermos, escolhemos seguir Jesus e não Satanás.



Esta lição fala um pouco sobre a guerra no Céu, basta clicar na imagem para ir para a lição.








Demonstrei fé em Jesus Cristo na vida pré-mortal. Apocalipse 12:7–11


Seus alunos estão na Terra porque tiveram fé em Jesus Cristo na vida pré-mortal e escolheram segui-Lo.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Apocalipse 12:7–11 e escreva no quadro as palavras dragão, batalha no céu, lançado, testemunho e Cordeiro. Peça às crianças que resumam esses versículos usando as palavras no quadro. O que aprendemos sobre Jesus Cristo (o Cordeiro) nesses versículos? O que aprendemos sobre as escolhas que fizemos na vida pré-mortal?

  • No quadro, crie três colunas e nomeie cada uma delas como Antes desta vida, Durante esta vida e Ambos. Prepare tiras de papel que contenham verdades sobre a vida pré-mortal e mortal, como Temos um corpo, Não temos um corpo, Vivemos na presença de Deus, Estamos em guerra contra Satanás, Exercemos fé em Jesus Cristo e Seguimos o plano de Deus. Deixe que as crianças se revezem escolhendo uma tira de papel e decidindo a qual coluna ela pertence. Declare sua confiança no fato de que as crianças podem continuar a demonstrar fé em Cristo.




Princípio 3: O evangelho foi restaurado em nossos dias. Apocalipse 14:6–7


João escreveu sobre um anjo que tinha o “evangelho eterno” (Apocalipse 14:6). Um debate sobre Apocalipse 14:6–7 oferece a oportunidade de testificar da Restauração do evangelho de Jesus Cristo em nossos dias.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de Morôni conversando com Joseph Smith enquanto você lê Apocalipse 14:6 (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 91). Peça às crianças que apontem o anjo na gravura. Conte às crianças sobre a visita de Morôni (ver o “Capítulo 3: O anjo Morôni e as placas de ouro”, em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 13–17, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org).



  • Peça às crianças que encenem a história da visita de Morôni a Joseph Smith (ver Joseph Smith—História 1:29–35). Ajude-as a citar algumas das bênçãos que desfrutamos pelo fato de o evangelho de Jesus Cristo ter sido restaurado. Preste testemunho da Restauração.


Recomendamos cantarem esse hino e salientar que o homem que enterra as placas, Morôni, e o anjo Morôni são a mesma pessoa.




Como parte da Restauração, o evangelho será pregado em todo o mundo. Apocalipse 14:6–7


Seus alunos podem proclamar o evangelho “a toda nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Apocalipse 14:6–7 e escrevam no quadro palavras ou frases desses versículos que sejam significativas para elas. Deixe que elas falem por que escolheram essas palavras ou frases. Explique que esses versículos descrevem a Restauração do evangelho em nossos dias. Pergunte-lhes como elas podem participar da obra de pregação do evangelho ao mundo.

  • Peça às crianças que leiam Apocalipse 14:7 e reformulem com suas próprias palavras a mensagem que o anjo tinha para o mundo. Outra opção é pedir-lhes que desenhem uma gravura representando a mensagem do anjo. O que podemos compartilhar com as pessoas a respeito do evangelho de Jesus Cristo?


Princípio 4: O evangelho me ajuda a vencer a tentação. Apocalipse 9:1–2


A fumaça que escureceu o ar em Apocalipse 9:2 poderia ser comparada às tentações (ver 1 Néfi 12:17).


Atividades sugeridas


  • Desenhe um Sol e uma nuvem escura e os recorte. Peça às crianças que leiam Apocalipse 9:2 e 1 Néfi 12:17 e escreva na nuvem escura o que a fumaça e as névoas representam nesses versículos. Coloque a nuvem escura no quadro e peça que as crianças façam uma lista das tentações que as crianças de sua idade enfrentam. Depois coloque o Sol no quadro e peça que façam uma lista das ferramentas que o Pai Celestial nos dá para vencer a escuridão do mundo.



  • Como podemos ajudar outras pessoas que estão em escuridão espiritual? Para ajudá-las a pensar nessa pergunta, exiba parte do vídeo “Escolher a Luz” (ChurchofJesusChrist.org), em especial a segunda metade do vídeo. Como podemos ajudar as pessoas nas situações do dia a dia?


LIÇÃO COM OBJETO:


-Dê a todos um marcador de cor diferente.

-Venda os olhos do primeiro voluntário, você pode mostrar o papel antes, eles sempre acham que será fácil permanecer no caminho, mas não é, assim que ficarem com venda nos olhos.

-Todos os alunos da classe podem dizer qualquer coisa para ajudá-los enquanto traçam o limite do caminho, eles simplesmente não podem fazer isso por eles.

-Depois eles podem tirar a venda e ver como se saíram. Pergunte as crianças se achavam que poderiam ter feito isso sem a ajuda dos outros alunos.

∎ Depois que todos tiverem participado e compartilhado sua experiência, pergunte-lhes como isso se aplica às escrituras que você acabou de aprender.

∎ Preste seu testemunho sobre como podemos ajudar outras pessoas que estão espiritualmente em trevas.







Aqui está videoaula da semana:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

6.336 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Marniz Souza
Marniz Souza
Dec 19, 2023

😍Muito obrigada por nos ajudar a ensinar os anjos do Senhor. Suas ideias e sugestões de atividades deixam no chamado mais leve.

Like
bottom of page