top of page

Lição: 08 a 14 de Julho [Alma 23-29]

“Eles ‘nunca apostataram’”







Você já se perguntou se as pessoas realmente conseguem mudar? Talvez você se pergunte se é capaz de superar escolhas ruins que fez ou abandonar maus hábitos que desenvolveu; ou pode ser que tenha essas mesmas dúvidas em relação a seus entes queridos. Se isso acontece, a história dos ânti-néfi-leítas pode ajudá-lo. Eles eram inimigos mortais dos nefitas. Quando os filhos de Mosias decidiram lhes pregar o evangelho, os nefitas “zombaram [deles]”. Mas os lamanitas mudaram pelo poder de conversão de Jesus Cristo. Antes, eram conhecidos como um “povo selvagem, duro e feroz”, mas depois “se distinguiram por seu zelo para com Deus”. De fato, eles “nunca apostataram”. Talvez você tenha que mudar alguns pensamentos ou ações. Ou pode ser que só precise de um pouco mais de devoção a Deus. Sejam quais forem as mudanças que precise fazer, Alma 23–29 pode lhe dar a esperança de que uma mudança duradoura é possível por meio do poder expiatório de Jesus Cristo.






Princípio 1: O Senhor me abençoa enquanto me esforço para cumprir as promessas que fiz a Ele. Alma 24:6–24


  • Talvez seus filhos gostem de enterrar suas “armas” como os ânti-néfi-leítas. Leia alguns versículos de Alma 24:6–24 para ensinar as crianças sobre as promessas que os ânti-néfi-leítas fizeram para seguir o Salvador. Depois, elas poderiam pensar em algo que mudariam para segui-Lo, escrever na página de atividades desta semana e fingir que estão cavando um buraco para enterrar as armas delas.


Aqui está uma atividade para ajudar a contar a história:


Clique na imagem da para PDF na página da Igreja:


  • Peça a seus filhos que leiam Alma 24:15–19 e procurem o que os ânti-néfi-leítas faziam “como um testemunho a (…) Deus”. Em seguida, converse com eles sobre como nossos convênios podem ser um “testemunho a Deus” (versículo 18). Permita que seus filhos falem sobre como eles mostrarão a Deus que querem segui-Lo. Cantar uma música como “Eu quero viver o evangelho” (Músicas para Crianças, p. 72) poderia ajudar a sentir inspiração.


Para crianças maiores, recorte as letras e esconda-as, separadamente, pela sala. Quando uma letra for encontrada, dê uma pista para a criança tentar adivinhar que palavra será formada. Faça isso até conseguir todas as letras, e a criança descobrir a palavra convênio. Relembre nas pistas o que é o convênio.

Em seguida, leia Alma 24:15–19, concentrando-se em como nossos convênios podem ser um testemunho de Deus.


As crianças menores podem rever seus convênios com este jogo de 4 cantos.

Explique cada cartão enquanto você os coloca no chão, (todos podem sentar no chão). Diga as crianças que essas são promessas que fazemos no batismo. Diga palavras-chave como lamentar, (ou triste), conforto, fardo e servir. Peça aos alunos que pratiquem apontar para as figuras, então se você quiser mais movimento, coloque-as nas 4 paredes, e peça aos alunos que fiquem embaixo delas quando você disser as mesmas palavras-chave.





Princípio 2: Posso me arrepender. Alma 24:7–10; 26:23–34; 27:27–30


  • Para ajudar seus filhos a ver como Jesus Cristo pode nos ajudar a mudar quando nos arrependemos, você poderia ensiná-los a respeito dos ânti-néfi-leítas. Para fazer isso, você pode rotular duas tigelas com “antes” e “depois”. Em seguida, peça que seus filhos leiam Alma 17:14–15 e 27:27–30, anotem como eram os lamanitas antes e depois de se arrependerem e coloquem as anotações na tigela correta. De acordo com Alma 24:7–10, o que os ajudou a mudar? Como demonstrar gratidão a Deus por Sua misericórdia?



Use a atividade abaixo com as crianças maiores. Leia com elas as escrituras e peça-as para descreverem os lamanitas de antes e depois. Ajude-as a verem a mudança que este povo teve ao se arrependerem. Explique que o Pai Celestial os abençoou e os ajudou a ter uma mudança de coração.



Princípio 3: Jesus Cristo me traz alegria, e posso compartilhar essa alegria com os outros. Alma 26; 29


  • Você e seus filhos podem gostar de desenhar coisas do evangelho de Jesus Cristo que lhes tragam alegria. Compartilhe seu desenho com seus filhos e incentive-os a compartilhar os deles com alguém para ajudar essa pessoa a sentir alegria também.

  • Ajude seus filhos a encontrar as palavras alegria e regozijo em Alma 26 e 29. O que trouxe alegria a Amon e Alma ou os fez se regozijar? Essa pergunta poderia conduzir a uma conversa sobre a alegria que provém de viver ou compartilhar o evangelho de Jesus Cristo.


Amon, que ajudou a ensinar o evangelho aos ânti-néfi-leítas, recebeu grande alegria por ensinar o evangelho. Alma, que também ensinou o evangelho a muitas pessoas, recebeu essa mesma alegria. Podemos sentir alegria semelhante quando compartilharmos nosso testemunho com outras pessoas. Explique para as crianças que podemos sentir uma grande alegria quando compartilhamos coisas boas com outras pessoas, principalmente o evangelho. Você pode compartilhar o seu testemunho sobre o evangelho para as crianças quando elas terminarem de fazer o desenho.




Princípio 4: Posso ajudar meus amigos a viver o evangelho de Jesus Cristo. Alma 27:20–30


  • Seus filhos poderiam ler Alma 27:22–23 e procurar o que os nefitas fizeram para ajudar os ânti-néfi-leítas a cumprir a promessa de nunca mais lutar. Como podemos ajudar nossos amigos a cumprir suas promessas? Seus filhos podem dramatizar situações. Por exemplo, o que podemos dizer a um amigo que quer mentir ou ser malvado?




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

       Vem e Segue-Me Kids

11.552 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


B😘om dia, muito obrigada pelo seu lindo trabalho com as aulas.

Like

Parabéns pela excelente contruição que você tem realizado nesse trabalho tão importante que é o de ensinar os filhos de Deus.

Like

Amooooo suas dicas e gravuras com atividades das 🥰❤️

Like

Olá irmãs! Amo o conteúdo de vcs, me ajuda mto ao ensinar meus filhos os dois estão sentindo falta dos vídeos finais com perguntas rsrsrs, ficaram mal acostumados rsrs. Não vai ter mais?

Like
Replying to

Eu amo todo o material!


Like
bottom of page